Viva as suas memórias


Para onde nós vamos após a morte? Há algo além desse mundo? Diferentes culturas creem em diferentes mitos, que tentam explicar o que acontece com nossas almas depois que partimos. Fora as já tão populares, como Céu e Inferno, ou reencarnação, outras crenças menos conhecidas também são ricas em história, como as religiões latinas.

O sincretismo entre as antigas culturas asteca e maia com o cristianismo deu origem a celebração que é patrimônio imaterial da UNESCO: o Dia de Los Muertos. E o mundo veio a conhecer melhor dessa e de tantas outras tradições próprias do povo mexicano por meio da animação Viva - a vida é uma festa
Para se infiltrar no Mundo dos Mortos, Miguel precisou se maquiar como uma caveira
Essa obra de 2017 é, sem dúvidas, um dos mais notáveis projetos da Disney/Pixar. O delicado enredo resgata elementos importantes da cultura mexicana e não decepciona em seu apelo estético, trazendo cores, formas, músicas e referências culturais que remetem com primazia ao ambiente latino-americano. Figuras célebres do país tem suas aparições muito marcadas como uma breve reconstrução da história local. Além disso, vários Easter Eggs podem ser encontrados em cena, referenciando não somente o México, mas também outras produções da Pixar. Devo dizer que, após assistir a esse filme, a vontade de visitar o México só cresce! 

A divertida história começa no Dia de Los Muertos (uma espécie de Dia de Finados), quando o pequeno filho de sapateiros, Miguel, garoto vivo, se vê entre os mortos e sem ter como voltar para casa. Para realizar seu sonho de tocar música, Miguel furtara um violão do mausoléu de seu ídolo, o músico Ernesto de la Cruz. Mas ele não contava com as propriedades mágicas do instrumento, que o transportaram ao Mundo dos Mortos.
Esse é Dante, o fiel companheiro de Miguel em suas aventuras no além. Ele é um Xoloescuintle, raça de cachorro comum nas terras mexicanas
Lá no outro lado, o menino faz novos amigos - como o esqueleto Hector -, encontra seus entes falecidos e conhece tudo o que duvidava acerca da religião. Não apenas ele descobre a existência de um plano não material, mas também todos seus habitantes - as almas dos mortos e os Alebrijes, seres animalescos místicos que agem como anjos-da-guarda das pessoas. São essas entidades que o acompanharão em sua aventura no além e o ensinarão lições e valores que Miguel se recusava a aprender quando entre os vivos. 

Esse filme, apesar de lúdico e colorido, não é um mero entretenimento infantil. Ele trata com maturidade temas como morte, remorso, família e memória. Faz parte da cultura mexicana a valorização da memória familiar. Em sua crença, a alma da pessoa morta permanece presente, contanto que ela seja relembrada pelos vivos, e se partirá no momento em que for esquecida - daí o costume de montar altares com fotografias de seus antepassados. Afinal, conhecer o seu passado é conhecer a sua própria identidade. Essa preservação de lembranças é o ponto chave para as mais importantes cenas e canções do filme, aquelas que o farão se emocionar e, quem sabe, derrubar uma lagrimazinha por aqueles seus amados que já se foram. Lembre-se: enquanto houver uma chama de memória acesa, suas imagens ainda estarão vivas dentro de nós. Vida longa aos mortos!
Até mesmo a artista Frida Kahlo foi homenageada com uma aparição em forma de esqueleto
Quer conhecer um pouco mais desse filme e conferir muitas curiosidades e Easter Eggs que a Pixar guardou em Viva? Então não deixe de ouvir esse episódio do SE7ECast! 

 
E é assim que se encerra nossas colunas de 2020. A Seção Cultura fica por aqui e muito obrigada a todos que acompanharam. Eu e o Conectados News desejamos um bom Natal e próspero Ano Novo a todos, repleto de alegrias e, claro, filmes! Espero que tenham gostado e aguardamos todos de volta em 2021! 

#PraCegoVer 

Imagem 1: Close do rosto de Miguel maquiado como uma caveira. Miguel é um menino de rosto e olhos bem redondos. Tem olhos e cabelos castanhos. Sua pele está pintada de branca com marcas pretas que contornam seus olhos e nariz como sulcos do crânio, e a boca está desenhada como a arcada dentária. Ele usa um moletom vermelho com o capuz cobrindo a cabeça. Seu semblante é triste e preocupado. O fundo é escuro. 

Imagem 2: Cena de Miguel e Dante. Miguel está abaixado ao lado de Dante. O garoto está sem maquiagem e observa algo ao longe, feliz e fascinado. Usa camiseta branca, moletom vermelho, calça jeans e tênis escuros. Dante é um cachorro Xoloescuintle, cinzento e de pelo curto. Ele sorri com a língua pendurada para fora da boca e os olhos arregalados. Ambos estão sobre o chão coberto de pétalas de flores laranja que reluzem. Ao fundo, vários esqueletos vestidos como latino-americanos estão de costas, andando. É noite. 

Imagem 3: Cena de Frida Kahlo e suas pinturas. O esqueleto de Frida está de costas e ela olha em direção ao espectador por cima do ombro seriamente. Seu crânio está pintado com flores coloridas e uma monocelha grossa. Ela usa batom vermelho e um vestido alaranjado com detalhes geométricos em amarelo. Os cabelos são pretos e estão presos ao alto da cabeça com tranças, fitas e flores cor-de-rosa. Um pequeno macaco verde e amarelo está empoleirado em seu ombro, mostrando os dentes com olhos arregalados. Ao fundo à esquerda, um cavalete segura uma tela com a imagem de um mamão. À direita, outro cavalete apoia um autorretrato de Frida em meio a folhagens. Ela usa a mesma maquiagem, mas flores brancas na cabeça. Veste um manto púrpura e segura o macaco no colo. Outros dois macacos estão entre as folhas. O ambiente da cena é amplo, tem uma parede de tijolos a vista e uma cortina vermelha. 

Até a próxima!

0 comentários